sexta-feira, 13 de julho de 2007

COMEÇAR UM LIVRO NOVO!!!!


A emoção de começar a leitura de um livro novo é imensa! Sabe aquele livro que você estava doido pra ler, comprou, pegou na biblioteca ou conseguiu emprestado? E agora, você está com ele na mão, a ponto de abrí-lo para começar a leitura? Sabe?!


Eu nunca vou direto à leitura! Não! Primeiro exploro o material, para me cercar de todos os elementos que possam aumentar o meu prazer de ler aquele livro! Sinopse de alguém que já leu a obra - e privilégio dos privilégios, tem o compromisso de apresentá-la para os outros leitores. Críticas publicadas em revistas e jornais (isso é muito comum quando o livro é tradução!). Informações sobre o autor, sua vida literária, outras obras de sua autoria, sucessos e fracassos... Vou tateando o livro com um certo nervosismo, que engraçado! Não quero perder uma informação sequer, não quero antecipar nada, não quero que fique faltando nenhum dado necessário para aumentar o prazer de ler. Por isso, leio até a ficha catalográfica do livro, e sinto bastante curiosidade em ver as palavras-chaves que usam para enquadrar uma obra, do tipo: lietratura brasileira, romance, infanto-juvenil... Só essas palavras já evocam o compromisso de apresentar uma obra digna de ter como epíteto, essas palavras! Portanto, deveria ser crime iludir o leitor!!!!

Mas tem propaganda enganosa pra tudo, porque não teria para uma obra literária? Às vezes o professor oferece aos alunos (quase sempre sem que eles tenham pedido) sua leitura (privilegiada) do texto (principalmente porque é anterior à dos alunos!), e quando o aluno vai ler, movido pela idéia "lida" do professor, lê-se outra coisa, distinta!

10 comentários:

Marli Fiorentin disse...

Celso!
Divulguei o blog. Espero que muita gente aproveite este espaço e o amor à leitura possa ser espalhado através dele. Abraço!

celso sisto disse...

Obrigado, Marli!
Espero que o blog seja útil para os professores e que possamos estabelecer um espaço de troca!
Obrigado por sua força!
Abração!

Anônimo disse...

Celso Sisto!
Estou encantada com o que estou lendo no teu blog...A sensação que tenho é de que borbulha arte e beleza e, com certeza, você inventa, cria um mundo diferente, fruto da imaginação e poesia.

celso sisto disse...

Que maravilha, Lúcia!
Criei o blog exatamente pra dar vazão a esse jorro infinito de criatividade e reafirmar o meu compromisso com a promoção da leitura.
Mas tudo é resultado da soma.
Obrigado!
Meu forte abraço!

Anônimo disse...

Olá Celso, adorei este espaço...
É um incentivo caloroso à leitura.
Muito bom... abços

celso sisto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandy e Junior disse...

Caramba!! eu estava por fora. Só agora estou em dia com seus escritos blogueiros e adorei os dois.
Celso, eu vou sempre ler seus blogs, se eu não comentar é por culpa da minha conexão caipira, ok?
Livro novo é bom demais, tanto quando a gente lê e quando a gente escreve. São emoções especiais.
Tenho escrito muito, muito mesmo. Estou lançando a biografia de Michelãngelo pela Ática.
e lido também, mas, sabe qual a minha onda agora? Anne of Green Gables. Não conhecia. Estou com
um site sobre Laura Ingalls!
bjs, feliz natal e feliz 2008!

Anônimo disse...

Sabe q sou o contrario ?! Leio o livro em primeiro lugar, me surpreendendo, adoro me surpreender c cada detalhe! E depois, principalmente se eu gostei muito, vou ler tudo que foi dito sobre ele, sobre o autor...
Vou experimentar fazer como vc!
Bjos e um bom 2009 p vc!

Unknown disse...

Caro escritor.
Gostaria de convidá-lo a tornar-se um membro afiliado do blog Livrorama.com.
Somos um canal que tem como objetivo divulgar o trabalho dos novos talentos do meio literário.
A participação é gratuita.

Mais informações sobre como participar podem ser encontras na sessão "Participe" do nosso blog.

Aguardo seu contato.

[]´s

Sr. Livrorama
http://www.livrorama.com

SURAIA disse...

Oi, Celso!!!
Que alegria reencontrá-lo na internet. Nem sei se você vai se lembrar de que trabalhamos juntos, no Rio de Janeiro, numa escolinha em Pedra de Guaratiba...
Bom... falando sobre começar livros... eu tenho um jeito um pouco diferente de iniciar a leitura, mas concordo com você sobre propaganda enganosa... Nós, professores, temos sempre a ilusão de que sabemos o passo-a-passo para iniciar o leitor. Nos esquecemos com freqüência de que leitura é, como você descreve no post, um processo de sedução.
Como estou agora como Regente de Sala de Leitura sinto-me desobrigada de iludir leitores e deixo a garotada à vontade, com montanhas de livros espalhados pelas mesas. É sempre uma festa!
Veja nosso trabalho nos blogs da SL:
www.sabordeler.wordpress.com
www.fichadeleitura.wordpress.com